Ramon Kayo

Newsletter


Entusiasta dos pequenos negócios, mantém um pequeno negócio de desenvolvimento de sites e um espaço de coworking. Compartilha ideias de como ser mais criativo e produtivo.

Ramon Kayo

Lidando com tarefas demais

Quando o seu cérebro está cheio, é como um computador com programas demais abertos: ele trava

Ramon KayoRamon Kayo

Esses últimos meses foram extremamente exaustivos para mim. Havia coisas demais na minha mente: dois projetos que precisavam de fechamento, um novo projeto em fase inicial, um cliente em andamento, alguns orçamentos, uma reforma, um podcast, este blog, fora toda as tarefas pequenas do dia-a-dia.

E quando o seu cérebro está cheio, você não consegue focar, porque ele mantém todas as preocupações ativas e paralelas. É como um computador com programas demais abertos: ele trava.

Resolver o problema de um computador travando por excesso de atividades é fácil. É só comprar um processador melhor e mais memória RAM. Infelizmente com as pessoas a coisa não é bem assim. Não dá para trocar o lobo frontal por um mais potente e colocar mais neurônios. Mas o computador faz algo que podemos aprender: quando sua memória enche, ele começa a mover as coisas que podem ficar para depois para o disco rígido.

A melhor coisa que você pode fazer para tirar algo da cabeça é passar para o papel. Pegue um caderno ou um bloco de post-it e comece a escrever o que você precisa fazer. Não se preocupe com a organização, apenas esvazie seu cerébro no papel. Quando terminar, aí sim, organize da maneira que preferir – coloque em ordem de prioridade, separe por categorias, empilhe por ordem de dificuldade.

A mensagem para o seu cérebro é: relaxe, você não precisa ficar se lembrando, está tudo no papel. Deixe que o papel se preocupe.

Depois que você entrega suas preocupações ao papel, uma mágica acontece: olhando apenas uma tarefa por vez, ali, no papel, você percebe que elas são pequenas. Pequenas o suficiente para você fazer imediatamente, focado, sem se preocupar em não esquecer as dezenas de outras coisas que você ainda tem que fazer.

Eu, que precisava escrever no blog, estou riscando esta tarefa da lista. Que venha a próxima.

Entusiasta dos pequenos negócios, mantém um pequeno negócio de desenvolvimento de sites e um espaço de coworking. Compartilha ideias de como ser mais criativo e produtivo.