Ramon Kayo

Newsletter


Entusiasta dos pequenos negócios, mantém um pequeno negócio de desenvolvimento de sites e um espaço de coworking. Compartilha ideias de como ser mais criativo e produtivo.

Ramon Kayo

Testes de fumaça com landing pages

Entenda o que é um teste de fumaça e quais são as melhores ferramentas fazê-lo

Ramon KayoRamon Kayo

Teste de fumaça é uma técnica que utiliza uma landing page como MVP de baixa fidelidade (Lo-Fi MVP) para validar se uma proposta de valor é atrativa ou não. Além disso, um teste de fumaça também serve para descobrir qual é o perfil do potencial cliente do negócio e quais as melhores maneiras de atraí-lo.

A técnica leva esse nome, teste de fumaça, porque é possível testar vários aspectos do seu modelo de negócios sem precisar ter nada concreto além de uma landing page.

Para realizar este experimento, primeiro você deve elaborar um texto com a proposta de valor que você quer testar e montar uma landing page com esse conteúdo. Essa landing page deve ter um formulário de cadastro para que o usuário deixe seus dados de contato, normalmente um endereço de email. O passo seguinte é atrair usuários para a landing page com anúncios. Você pode aproveitar este momento para testar os perfis de clientes, por exemplo, criando um anúncio para pessoas de 18-24 anos e outro para pessoas de 24-30 anos e observando qual converte mais cadastros.

Depois dos testes você conseguirá analisar a aprovação da sua proposta de valor através das taxas de cadastro. Se os resultados atingirem a meta, que deve ser pré-determinada, você pode prosseguir e construir um MVP de alta fidelidade (Hi-Fi MVP) com mais confiança.

A conta que você deve fazer para descobrir qual foi a taxa de conversão é dividir o número de cadastros pela quantidade de visitantes únicos e multiplicar o resultado por 100. Não existe regra para definir se a taxa de conversão é alta ou baixa, já que cada mercado tem suas peculiaridades, mas de toda forma, você pode utilizar a seguinte escala como aproximação:

Mas lembre-se: essa escala é só uma aproximação. Se sua landing page converter menos do que 5% não significa automaticamente que sua ideia é ruim. Muitas coisas podem ter dado errado. Caso você passe por isso, verifique os seguintes aspectos do seu experimento:

Abaixo alguns sites que pode te ajudar na hora de montar uma landing page para realizar testes de fumaça:

Entusiasta dos pequenos negócios, mantém um pequeno negócio de desenvolvimento de sites e um espaço de coworking. Compartilha ideias de como ser mais criativo e produtivo.