Ramon Kayo

Newsletter


Entusiasta dos pequenos negócios, mantém um pequeno negócio de desenvolvimento de sites e um espaço de coworking. Compartilha ideias de como ser mais criativo e produtivo.

Ramon Kayo

O que é a Técnica Pomodoro e como funciona?

Entenda o que é a Técnica Pomodoro, o porque aumenta a produtividade e como funciona passo a passo

Ramon KayoRamon Kayo

A Técnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo. A técnica foi desenvolvida no final dos anos 80 por Francesco Cirillo, que procurava uma maneira de aumentar sua produtividade nos estudos.

Na prática, a Técnica Pomodoro consiste em trabalhar por blocos de tempo, chamados de pomodoro. Cada pomodoro tem 25 minutos, durante os quais você tem que trabalhar em uma única tarefa, sem interrupções. No fim de cada pomodoro, você deve fazer uma pausa de 5 minutos. A cada quatro pomodori (plural de pomodoro), você deve fazer uma pausa maior, de 30 minutos.

Os objetivos da técnica são:

  • Aumentar sua concentração
  • Aumentar sua produtividade
  • Diminuir as interrupções
  • Aprender quanto tempo você demora em cada tarefa
  • Aliviar sua ansiedade

Como Funciona a Técnica Pomodoro

1. Cria-se uma lista de tarefas no começo do dia

No começo do seu dia de trabalho ou estudo, crie uma lista de tarefas que você quer executar durante o dia. A lista deve ser dividida em duas seções: “Tarefas Planejadas” e “Não Planejadas”. Como você vai fazer essa lista não é muito relevante. Você pode utilizar um caderno, um app de celular, um arquivo Excel, fica a seu critério.

O que é a Técnica Pomodoro e como funciona?

2. Executa-se as tarefas

Escolha uma tarefa, cronometre 25 minutos (1 pomodoro) e comece a trabalhar nela. Depois que o pomodoro terminar, marque um ‘X’ ao lado da tarefa e faça uma pausa de 5 minutos. Faça o ‘X’ e a pausa mesmo se você ainda não tiver terminado a tarefa. Deixe para continuar trabalhando nela no próximo pomodoro.

O que é a Técnica Pomodoro e como funciona?

Depois que você terminar a tarefa é só riscá-la da lista.

O que é a Técnica Pomodoro e como funciona?

A cada quatro pomodori, você deve fazer uma pausa de 30 minutos ao invés de 5 minutos.

Uma das regras mais importantes da Técnica Pomodoro é que você deve evitar e gerenciar as interrupções que acontecem durante os pomodori. Existem dois tipos de interrupções que você precisa gerenciar: internas e externas.

As interrupções internas são todas aquelas que partem de você, por exemplo: você lembra que precisa telefonar para alguém, sente vontade de pedir pizza ou lembra que precisa tomar remédio. Todas as interrupções internas devem ser deixadas para depois, a não ser que seja de extrema urgência. Sempre que acontecer uma interrupção interna, você deve anotar a tarefa relacionada na seção de tarefas “Não Planejadas” e marcar um apóstrofo ao lado da tarefa atual. Os apóstrofos servem para medir quantas vezes você se distraiu durante a tarefa.

O que é a Técnica Pomodoro e como funciona?

As interrupções externas são todas aquelas que partem do ambiente, por exemplo: o colega pede uma informação, o telefone toca, chega um novo email.  Todas as interrupções externas também devem ser deixadas para depois, a não ser, claro, que seja de extrema urgência. Sempre que acontecer uma interrupção externa, você deve anotar a tarefa relacionada na seção de tarefas “Não Planejadas” e marcar um hífen ao lado da tarefa atual. Os hífens servem para medir quantas vezes você foi interrompido durante a tarefa.

O que é a Técnica Pomodoro e como funciona?

Segundo o Francesco Cirillo, a maioria das interrupções podem ser deixadas para depois porque dificilmente alguma coisa é tão urgente que não pode esperar um pomodoro terminar. Por exemplo, se você receber uma ligação aos 17 minutos de um pomodoro, você pode terminar o pomodoro e retornar a ligação depois, porque 8 minutos vão fazer pouca ou nenhuma diferença. Por outro lado, parar a tarefa no meio pode fazer com que você se distraia com outras coisas. Além disso, existe o tempo para retomar a tarefa que acaba sendo perdido.

Todas as tarefas não planejadas devem ser executadas seguindo o mesmo sistema das tarefas planejadas.

O que é a Técnica Pomodoro e como funciona?

A Técnica do Pomodoro tem algumas outras regras:

 3. Aprende-se com os resultados

Depois de alguns dias usando a técnica, você conseguirá extrair algumas informações para melhorar seu desempenho. Com os resultados, você deve tentar:

  1. Aprender quanto tempo leva para realizar cada tipo de tarefa
  2. Entender o que te destrai recorrentemente
  3. Descobrir quais são as principais interrupções

Por fim, talvez você queira fazer o download do livro “The Pomodoro Technique” traduzido e saber quais são “Os 3 maiores problemas da Técnica Pomodoro e como contorná-los”.

 

Entusiasta dos pequenos negócios, mantém um pequeno negócio de desenvolvimento de sites e um espaço de coworking. Compartilha ideias de como ser mais criativo e produtivo.