Ramon Kayo

Newsletter


Entusiasta dos pequenos negócios, mantém um pequeno negócio de desenvolvimento de sites e um espaço de coworking. Compartilha ideias de como ser mais criativo e produtivo.

Ramon Kayo

O que é pivot e pivotar?

Entenda estes conceitos popularizados pelo Lean Startup e como eles podem literalmente mudar o rumo da sua empresa

Ramon KayoRamon Kayo

Pivot, ou pivô, é uma mudança na estratégia do negócio. Pode ser uma mudança em qualquer parte do modelo de negócios, desde uma mudança na maneira de cobrar até uma mudança na proposta de valor.

Um pivô normalmente acontece depois que você realiza testes e descobre um ou mais problemas no seu modelo de negócios. Muitos problemas não exigem uma mudança estratégica e podem ser resolvidos aprimorando algum aspecto do produto, mas às vezes você precisa reorganizar o seu modelo de negócios, e isso chamamos de pivô.

Aqui no Brasil é comum ouvir a expressão “pivotar” como maneira de dizer “aplicar um pivô”, ou seja, mudar de estratégia. Exemplo: “o GroupOn pivotou antes de fazer sucesso”.

Desistir de um negócio e começar outro não é considerado como um pivô.

Exemplos

O Facebook começou com um site parecido com HotOrNot.com, um palco para batalhas de beleza, na época chamado de Facemash. Depois de um grande pivô, o Facebook passou a ser uma rede social que conectava estudantes de Harvard. Hoje (2013), após diversos outros pivôs, o Facebook é uma rede social aberta a todos, com diversas funções, que vale cerca de 50 bilhões de dólares.

Outro caso famoso ó o do GroupOn que começou com uma plataforma que juntava pessoas em torno de causas sociais. Na época, chamado de ThePoint, o site não conseguia a tração necessária parar crescer. Depois de um dos mais bem sucedidos pivôs da história, o site passou a juntar pessoas em torno da ideia de compra coletiva. Hoje (2013) o GroupOn já atendeu mais de 30% dos consumidores americanos.

Entusiasta dos pequenos negócios, mantém um pequeno negócio de desenvolvimento de sites e um espaço de coworking. Compartilha ideias de como ser mais criativo e produtivo.