Ramon Kayo

Newsletter


Entusiasta dos pequenos negócios, mantém um pequeno negócio de desenvolvimento de sites e um espaço de coworking. Compartilha ideias de como ser mais criativo e produtivo.

Ramon Kayo

O que é Manufatura Enxuta (Lean Manufacturing)?

Ramon KayoRamon Kayo

A Manufatura Enxuta é uma filosofia de gestão que nasceu com Sistema Toyota de Produção e é inteiramente focada na eficiência dos processos. Nela, o objetivo central de todas as ações é entregar o máximo de valor com a menor quantidade de recursos possíveis.

Segundo a filosofia da Manufatura Enxuta, você deve eliminar todos os desperdícios e trabalhar somente no que é demandado no momento. Não se deve perder tempo, por exemplo, trabalhando em coisas que você acha que serão necessárias no futuro. Você deve trabalhar somente naquilo que é necessário hoje.

A filosofia Enxuta também defende a melhora contínua dos processos ao invés da definição de regras e burocracias. O processo de produção pode e deve mudar conforme maneiras mais eficientes sejam encontradas. Se você perceber que uma regra ou um processo pode ser melhor, você deve alterá-lo.

Outro pilar importante da metodologia Enxuta é o respeito pelas pessoas. Isto quer dizer que você deve acreditar, incentivar e desafiar as pessoas envolvidas no trabalho, para que mutuamente vocês se tornem profissionais melhores. É importante que as pessoas tenham autonomia, responsabilidades e orgulho de seu trabalho.

Os princípios para a implementação de uma metodologia Enxuta são:

  1. Valor: Analise e especifique o que é percebido como valor pelo cliente.
  2. Fluxo de Valor: Identifique quais são os processos realmente necessários para criar valor.
  3. Fluxo Contínuo: Ajuste os processos do fluxo para que se tornem naturais às pessoas da organização.
  4. Produção Puxada: Só produza quando houver demanda do cliente.
  5. Perfeição: Melhore continuamente o que for necessário e busque sempre pela perfeição.

A Manufatura Enxuta é apenas um conjunto de conceitos e não uma metodologia, porém ela possui diversas implementações (metodologias de fato): Lean Startup, Running Lean, Lean UX, Lean Analytics, Lean Customer Development, Lean Branding, Lean Enterprise, etc.

Entusiasta dos pequenos negócios, mantém um pequeno negócio de desenvolvimento de sites e um espaço de coworking. Compartilha ideias de como ser mais criativo e produtivo.