Ramon Kayo

Newsletter


Entusiasta dos pequenos negócios, mantém um pequeno negócio de desenvolvimento de sites e um espaço de coworking. Compartilha ideias de como ser mais criativo e produtivo.

Ramon Kayo

O que é early adopter e earlyvangelist?

Ramon KayoRamon Kayo

Early adoptersou earlyvangelists, são um tipo específico de consumidores. São aqueles consumidores dispostos a comprar o seu produto ainda no começo do desenvolvimento, às vezes ainda no MVP. Eles tem a visão do que o seu produto pode se tornar e acreditam em você e na sua empresa.

O early adopter é um tipo raro de cliente que está sempre procurando soluções para os seus problemas cotidianos. Eles tem uma disposição maior de adotar novos produtos, mesmo pagando mais caro e se sujeitando a receber algo que ainda está em construção, com alguns problemas, etc. De forma geral, um early adopter é um entusiasta da tecnologia que gosta de ser o primeiro a testar um novo produto.

Os early adopters são fundamentais para toda e qualquer startup: eles são a fonte de receita durante a fase inicial da empresa, aceitam testar o produto e gostam de colaborar com o desenvolvimento através de feedbacks. Além disso, muitas vezes eles compreendem o problema melhor do que a própria empresa. Por todos estes motivos é que as empresas costumam dar suporte premium, oferecer planos melhores para estes usuários e garantir que eles sejam os primeiros a testar as novidades.

Se você está montando um negócio que contenha qualquer tipo de inovação, você deve se preocupar em encontrar early adopters. Eles são peça-chave para o seu sucesso.

Abaixo um print do site do Ponto Frio feita para colher emails de early adopters do Sony Playstation 4:

Definição aceita de earlyvangelist – ou early adopter

Segundo Steve Blank, earlyvangelists são clientes que:

Entusiasta dos pequenos negócios, mantém um pequeno negócio de desenvolvimento de sites e um espaço de coworking. Compartilha ideias de como ser mais criativo e produtivo.