Ramon Kayo

Newsletter


Entusiasta dos pequenos negócios, mantém um pequeno negócio de desenvolvimento de sites e um espaço de coworking. Compartilha ideias de como ser mais criativo e produtivo.

Ramon Kayo

O que é a Hierarquia de Necessidades de Maslow (Pirâmide de Maslow)?

Entenda o que é a Hierarquia de Necessidades de Maslow (ou Pirâmide de Maslow) e como ela funciona

Ramon KayoRamon Kayo

A Hierarquia de Necessidades de Maslow, ou Pirâmide de Maslow, é uma teoria sobre as motivações humanas.

Abraham Maslow acreditava que toda ação humana é motivada por uma ou várias necessidades. Segundo ele, existem cinco principais grupos de necessidades: fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de auto-realização. Em teoria, essas necessidades obedecem uma hierarquia, de forma que as pessoas só sentem uma necessidade depois que todas as outras necessidades mais importantes já foram saciadas. A teoria de Maslow quase sempre aparece como uma pirâmide por causa dessa ordem entre as necessidades, mas ele nunca propôs uma representação em forma de pirâmide.

Na representação de pirâmide da Hierarquia de Necessidades, as necessidades mais básicas ficam embaixo, enquanto as mais complexas ficam em cima. A ideia é que as pessoas escalam essa pirâmide conforme vão atendendo suas necessidades, por exemplo: um indivíduo só vai sentir necessidades sociais depois que saciar suas necessidades fisiológicas e suas necessidades de segurança.

 

o-que-e-a-hierarquia-de-necessidades-de-maslow-01

Para Maslow, através do entendimento das necessidades é possível compreender porque as pessoas se interessam, tentam, conseguem ou falham em fazer algo.

Os Cinco Tipos de Necessidades Humanas

Maslow categorizou as necessidades em cinco grupos. Os três primeiros grupos da hierarquia são conhecidos como “necessidades de deficiência” ou D-Needs:

o-que-e-a-hierarquia-de-necessidades-de-maslow-02

  1. Necessidades Fisiológicas: as necessidades fisiológicas são as mais primitivas e as primeiras a serem atendidas. Elas representam as coisas que o seu corpo precisa para funcionar, como oxigênio, água, comida, sono, etc.
  2. Necessidades de Segurança: as necessidades de segurança estão relacionadas com a proteção do eu, como ordem, estabilidade, garantias. São as necessidades de estar fora de perigo.
  3. Necessidades Sociais: as necessidades sociais são o nível mais alto das D-Needs e representam a necessidade humana de interagir com outros humanos. São necessidades como ter amigos, compartilhar a própria intimidade, trocar carinho, etc.

Os dois últimos grupos, por sua vez, são conhecidos como “necessidades de crescimento” ou B-Needs:

o-que-e-a-hierarquia-de-necessidades-de-maslow-03

  1. Necessidades de Estima: as necessidades de estima estão relacionadas a sentir-se bem consigo mesmo. Entre elas estão a necessidade de ser reconhecido pelas próprias qualidades e de ter o respeito dos grupos dos quais faz parte.
  2. Necessidades de Auto-Realização: estas são as últimas necessidades da hierarquia. Maslow acreditava que poucos, cerca de um a cada cem, conseguiam se auto-realizar. Auto-realizado, neste caso, é o indivíduo que alcança a plenitude consigo mesmo e com o mundo, e então dedica-se a buscar crescimento pessoal e a realizar seus objetivos de vida.

“Se você planeja ser qualquer coisa menos do que o que você é capaz de ser, você vai ser infeliz todos os dias da sua vida.”

— Abraham Maslow

Entusiasta dos pequenos negócios, mantém um pequeno negócio de desenvolvimento de sites e um espaço de coworking. Compartilha ideias de como ser mais criativo e produtivo.