Ramon Kayo

Newsletter


Entusiasta dos pequenos negócios, mantém um pequeno negócio de desenvolvimento de sites e um espaço de coworking. Compartilha ideias de como ser mais criativo e produtivo.

Ramon Kayo

Matriz BCG (Crescimento-Participação): o que é e para que serve?

Entenda como a Matriz BCG, ou Crescimento-Participação, te ajuda a analisar os produtos e serviços da sua empresa e a tomar decisões em relação a eles

Ramon KayoRamon Kayo

A Matriz BCG, ou Crescimento-Participação, é uma ferramenta gráfica que serve para analisar os produtos da sua empresa e tomar decisões em relação a eles. Ela foi criada para o Boston Consulting Group por Bruce Henderson em 1970.

matriz-bcg

A Matriz BCG separa os produtos em quatro categorias, sendo cada uma delas um quadrante da matriz. Cada categoria é definida pelo crescimento do mercado e pela participação de mercado, e requer ações específicas. Para facilitar a comunicação, cada quadrante recebe um nome de fácil memorização:

A Matriz BCG pode ser construída com base no Ciclo de Vida do Produto.

O produto “Abacaxi”

O produto “Abacaxi” é aquele que gera pouco ou nenhum lucro, ou ainda, dá prejuízo. Os produto que estão em decadência, no fim de seu ciclo de vida, são considerados “Abacaxis”.

matriz-bcg_abacaxi

Você pode investir em recuperar um produto “Abacaxi”, isto é, investir para conseguir uma participação maior no mercado, mas como o mercado dele cresce pouco, a ação mais indicada na maioria das vezes é se desfazer dele. Ainda que este produto esteja dando lucro, você deve considerar que o esforço para mantê-lo poderia estar em manter um outro produto, que fosse mais lucrativo.

OBS: O “Abacaxi” também é chamado de “Cão” ou “Vira-Lata”.

O produto “Interrogação”

O produto “Interrogação” é aquele que ainda não gera grandes lucros, mas tem potencial, já que seu mercado está em crescimento. Normalmente, produtos recém lançados em um mercado existente são considerados do tipo “Interrogação”.

matriz-bcg_interrogacao

O produto “Interrogação” necessita de validação. Você deve investir em pesquisas e testes de mercado. Num segundo momento, depois das validações, você deve decidir se deve investir na conquista do mercado, para que este produto se torne um produto “Estrela”, ou se deve abandonar sua produção.

OBS: O “Interrogação” também é chamado de “Dilema”.

O produto “Vaca-Leiteira”

O produto “Vaca-Leiteira” é o produto que vende sempre, em quantidades estáveis. Este produto está num mercado estabelecido e bem definido.

matriz-bcg_vaca-leiteira

Este tipo de produto, normalmente, não requer altos investimentos. Mas é aconselhável que você tente diferenciar seu produto da concorrência.

OBS: O “Vaca-Leiteira” também é chamado de “Carro-Chefe”.

O produto “Estrela”

O produto “Estrela” é a grande aposta da empresa. Ele está entre os mais relevantes do mercado e seu mercado ainda cresce de maneira consistente.

matriz-bcg_estrela

Um produto deste tipo requer grandes investimentos para que escale rápido, de maneira diferenciada, e se torne líder do mercado. Ele tende a ser um produto “Vaca-Leiteira” no futuro.

Entusiasta dos pequenos negócios, mantém um pequeno negócio de desenvolvimento de sites e um espaço de coworking. Compartilha ideias de como ser mais criativo e produtivo.