Ramon Kayo

Newsletter


Entusiasta dos pequenos negócios, mantém um pequeno negócio de desenvolvimento de sites e um espaço de coworking. Compartilha ideias de como ser mais criativo e produtivo.

Ramon Kayo

Como monetizar um negócio online

Entenda os três motivos pelos quais os clientes desejam pagar e aprenda as sete maneiras de monetizar uma negócio online

Ramon KayoRamon Kayo

Se você tem algo na internet, seja um blog, um site ou uma ferramenta, muito provavelmente tem a intenção de monetizá-lo. Para transformar sua criação em negócio, você deve ter duas preocupações em mente: pelo que cobrar e como cobrar. São dois pilares imprescindíveis para um negócio de internet. Acontece que se você sabe como cobrar, mas não sabe pelo que cobrar, as coisas não vão funcionar. O mesmo vale se você tem algo de valor, mas não sabe como cobrar.

Pelo que devo cobrar?

Quando uma pessoa pensa em comprar algo é inevitável que ela se pergunte “será que vale a pena”? Pode até ser inconsciente, mas ela vai comparar o quanto ela vai dar e o quanto ela vai receber, como se colocasse em uma balança imaginária para ver se a troca é justa ou favorável para ela. Por isso é sempre válido revisar a sua proposta de valor, entender e deixar claro pelo que as pessoas estão pagando.

Em geral, as pessoas estão dispostas a pagar por:

Eficácia:

Eficaz é o produto que resolve um problema. As pessoas vão te pagar se você conseguir resolver um problema que ainda não tem solução.

Eficiência:

Efiência é poupar tempo, esforço ou recursos do cliente.

Por exemplo: os produtos costumam ser mais caros nas lojas de conveniência do que no supermercado, só porque essas lojas tem horários mais flexíveis e/ou estão localizadas em lugares mais acessíveis. Outro exemplo: quase todo mundo tem vontade de comprar algo em um site estrangeiro, mas muita gente não se arrisca a comprar por medo do produto não chegar, atrasar ou não ser exatamente o esperado. Importar produtos que não existem no Brasil gera valor de conveniência. Por isso muitas pessoas se dispõem a pagar mais caro comprando um importado aqui do que se elas mesmas tivessem importado.

Vender algo mais barato do que os concorrentes também é um fator de eficiência, assim como reduzir os custos futuros ou aumentar a receita do cliente. Se seu produto é atrativo no longo prazo, como por exemplo, uma máquina que consome menos energia, ele é mais eficiente e portanto oferece maior valor.

Diminuir os riscos do cliente também gera valor, por exemplo: um software que tem menos chance de travar, um site que não cai nunca, um carro com airbags, etc.

Status:

Este é o valor mais subjetivo de todos, mas é fácil de se entender. Como as pessoas tem a necessidade de pertencerem a um grupo, associar uma mensagem que as represente a um produto gera valor.Por exemplo: comprar um Apple é comprar também o ingresso para fazer parte de um grupo vanguardista de pessoas.

Maneiras de monetizar

Existem alguns modelos bem consolidados para se monetizar um negócio online:

Publicidade

Esta talvez seja a maneira mais comum de se monetizar um negócio online. Se o seu negócio é muito acessado, você pode disponibilizar espaços dedicados a promover outros negócios. Você pode negociar diretamente com os interessados ou usar uma plataforma que faça isso por você, como o Google AdSense e a Boo-Box. Exemplos de empresas que ganham dinheiro com publicidade:

Como monetizar uma startup de internet

Lead e Afiliados

Você pode utilizar seu conteúdo para direcionar os usuários para produtos de outros sites, ganhando dinheiro por clique ou comissão por produto vendido. Assim como no item anterior, você pode negociar diretamente com o cliente ou utilizar um programa de afiliados (e.g. Lomadee, Afiliados.com.br). Exemplos de empresas que ganham dinheiro com programa de afiliados:

Como monetizar uma startup de internet

Assinatura

Você também pode cobrar diretamente o usuário pelo acesso ao seu produto ou serviço. Jornais, revistas e pornografia são exemplos icônicos, mas muitos softwares também funcionam assim. São os chamados softwares como serviço (SaS). Exemplos de empresas que ganham dinheiro com assinaturas:

Como monetizar uma startup de internet

Relatórios

As empresas estão sempre buscando por dados de mercado e informações sobre o comportamento das pessoas. Esses relatórios podem ser disponibilizados e vendidos como produtos, ou ainda, feitos sob medida a partir de uma necessidade específica. Exemplos de empresas que ganham dinheiro com relatórios:

Como monetizar uma startup de internet

Licenciamento

Se sua empresa tem uma tecnologia útil e difícil de se replicar, você pode cobrar outras empresas para deixá-las usarem sua tecnologia. Algoritmos de recomendação, crawlers, sistemas de inteligência artificial são alguns exemplos comuns que se enquadram nesse modelo. Exemplos de empresas que ganham dinheiro com licenciamento:

Como monetizar uma startup de internet

Transação

Você pode ser comissionado por intermediar transações. Por exemplo, se você tem uma plataforma de aluguel de e-commerce, crowdfunding, leilão virtual, você pode cobrar uma porcentagem da arrecadação de seus clientes. Exemplos de empresas que ganham dinheiro com transações:

Como monetizar uma startup de internet

Freemium

Neste modelo de monetização, o seu produto tem uma versão gratuita e você cobra por melhorias que a deixam mais completa: mais espaço, maior velocidade, novas funções. Exemplos de empresas que ganham dinheiro com Freemium:

Como monetizar uma startup de internet

Entusiasta dos pequenos negócios, mantém um pequeno negócio de desenvolvimento de sites e um espaço de coworking. Compartilha ideias de como ser mais criativo e produtivo.